PROJETOS

APESCOLA MARCONDES BATISTA FÉLIX – EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO O ARTISTA DA ALEGRIA
EIXO – ARTE (VISUAIS), MÚSICA E MOVIMENTO
GRUPO ATENDIDOS: 3, 4 E 5
PROFESSORAS: ERIANDES, MARIA E AUXILIARES
DURAÇÃO: 1º SEMESTRE

ESENTAÇÃO
Sendo uma importante forma de expressão humana, as Artes Visuais deve ter sua presença garantida na Educação infantil, pois assim a criança poderá desenvolver o seu potencial criador em meio a intervenções que lhe possibilitem aprendizagens complexas acerca do seu desenvolvimento artístico. 
Acreditando no potencial da criança, estamos propondo o Projeto O Artista da Alegria que visa possibilitar o contato com as obras do artista plástico Romero Britto. Este projeto articulará os aspectos do fazer artístico, da apreciação e da reflexão a fim de garantir a aprendizagem.
Romero Britto, é um artista plástico brasileiro, nascido em Recife em 6 de outubro de 1963. Consagrado no mundo inteiro por seu estilo alegre e colorido. Por apresentar uma arte diferente da clássica e tradicional é considerado um artista pop. Começou a demonstrar já na infância o gosto, talento e interesse pelas artes. Pintava em jornais e papelão sempre usando muitas cores em suas pinturas. De acordo com o jornal The New York Times seu estilo icónico “emana calor, otimismo e amor”.
COMPETÊNCIAS
GRUPO 3
*    Comunicar-se e expressar-se por meio de desenhos e pinturas.
HABILIDADES QUE COMPÔEM ESSA COMPETÊNCIA
*    Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;
CONTEÚDOS
*    Observação e identificação das obras...;
*    Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, caixas etc.
*    Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
*    Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
*    Cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
GRUPO 4 e 5
*    Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho e da pintura, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação bem como, ampliar seu conhecimento do mundo e da cultura através das obras de Romero Britto.

HABILIDADES QUE COMPOEM ESSA COMPETÊNCIA
*    Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas obras do artista em estudo;
*    Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

CONTEÚDOS
*    Criação de desenhos e pinturas a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, formas, cor, volume, espaço, textura etc.
*    Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar...
*    Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos materiais utilizados no projeto.
*    Organização e cuidado com os materiais no espaço físico da sala.
*    Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo.
*    Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.
*    Apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos da linguagem plástica.
*    Leitura de obras de arte produzidas por Romero Britto a partir da observação, narração, descrição e interpretação.
*    Apreciação das Artes Visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais.

ETAPAS
*    Levantamento de conhecimentos prévios;
*    Desenvolvimento das atividades;
*    Avaliação;
*    Culminância;
*    Avaliação.


CULMINÂNCIA
Será organizada uma exposição com as produções das crianças para toda a comunidade.
MATERIAL
*    Materiais e suportes diversos, como lápis, pincéis, tintas, papéis, cola etc.
*    Obras impressas e coloridas;
*    Biografia adaptada e impressa;

AVALIAÇÃO
A avaliação será considerada em seus aspectos qualitativos observando os avanços da criança frente às habilidades a serem desenvolvidas durante o projeto.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
PERÍODO
ESTRATÉGIAS PREVISTAS


               08 A 19/04
Obra –
Exploração da obra;
Estudo da biografia adaptada;
Atividades que explorem sucata/papel de jornal;
Técnica da grafitagem
22/04 A 03/05

Atividade com sucata e papel de jornal
Grafitagem (técnica)
Mestre Picasso (Qual obra podemos mostrar?)
Mosaico

06/05 A 17/05
Confecção de massas e tintas
Experimentações com vários tipos de pigmentos
Montagens com sucatas
Panos de retalhos, botões
Marcas gráficas com o próprio corpo em diferentes superfícies
Utilização de pincel em diferentes superfícies
Utilização de tintas em diferentes superfícies

20 A 29/05
        
03 A 15/06

15/06
Culminância
17 A 20/06
Finalização das atividades do semestre



REFERÊNCIAS
Referencial Curricular para Educação Infantil, V. 3. Ministério da Educação, 1998.

http://danipsicopedagogia.blogspot.com.br. Acesso em 11 de Abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário