APESCOLA MARCONDES BATISTA FÉLIX –
EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO O ARTISTA DA ALEGRIA
EIXO – ARTE (VISUAIS), MÚSICA E MOVIMENTO
GRUPO ATENDIDOS: 3, 4 E 5
PROFESSORAS: ERIANDES, MARIA E AUXILIARES
DURAÇÃO: 1º SEMESTRE
ESENTAÇÃO
Sendo uma importante forma
de expressão humana, as Artes Visuais deve ter sua presença garantida na
Educação infantil, pois assim a criança poderá desenvolver o seu potencial
criador em meio a intervenções que lhe possibilitem aprendizagens complexas
acerca do seu desenvolvimento artístico.
Acreditando no potencial da
criança, estamos propondo o Projeto O
Artista da Alegria que visa possibilitar o contato com as obras do artista
plástico Romero Britto. Este projeto articulará os aspectos do fazer artístico,
da apreciação e da reflexão a fim de garantir a aprendizagem.
Romero
Britto, é um artista plástico brasileiro, nascido em Recife em 6 de outubro de
1963. Consagrado no mundo inteiro por seu estilo alegre e colorido. Por
apresentar uma arte diferente da clássica e tradicional é considerado um
artista pop. Começou a demonstrar já na infância o gosto, talento e interesse
pelas artes. Pintava em jornais e papelão sempre usando muitas cores em suas
pinturas. De acordo com o jornal The New York Times seu estilo icónico “emana
calor, otimismo e amor”.
COMPETÊNCIAS
GRUPO
3

HABILIDADES
QUE COMPÔEM ESSA COMPETÊNCIA

CONTEÚDOS





GRUPO
4 e 5

HABILIDADES
QUE COMPOEM ESSA COMPETÊNCIA


CONTEÚDOS









ETAPAS





CULMINÂNCIA
Será organizada uma
exposição com as produções das crianças para toda a comunidade.
MATERIAL



AVALIAÇÃO
A avaliação será considerada
em seus aspectos qualitativos observando os avanços da criança frente às
habilidades a serem desenvolvidas durante o projeto.
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
PERÍODO
|
ESTRATÉGIAS
PREVISTAS
|
08 A 19/04
|
Obra
–
Exploração
da obra;
Estudo
da biografia adaptada;
Atividades
que explorem sucata/papel de jornal;
Técnica
da grafitagem
|
22/04
A 03/05
|
Atividade
com sucata e papel de jornal
Grafitagem
(técnica)
Mestre
Picasso (Qual obra podemos mostrar?)
Mosaico
|
06/05
A 17/05
|
Confecção
de massas e tintas
Experimentações
com vários tipos de pigmentos
Montagens
com sucatas
Panos
de retalhos, botões
Marcas
gráficas com o próprio corpo em diferentes superfícies
Utilização
de pincel em diferentes superfícies
Utilização
de tintas em diferentes superfícies
|
20 A
29/05
|
|
03 A
15/06
|
|
15/06
|
Culminância
|
17 A
20/06
|
Finalização
das atividades do semestre
|
|
|
REFERÊNCIAS
Referencial Curricular para
Educação Infantil, V. 3. Ministério da Educação, 1998.
http://danipsicopedagogia.blogspot.com.br.
Acesso em 11 de Abril de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário